O Impacto do Projeto Incentivo à Leitura na Biblioteca de Tumiritinga/MG

A biblioteca pública de Tumiritinga, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, passou por uma transformação significativa graças ao Projeto Incentivo à Leitura. Leila Marçal, responsável pela biblioteca, compartilha os impactos positivos do projeto, destacando a revitalização do espaço e o aumento na participação da comunidade.

Foto da biblioteca antes da revitalização

Revitalização e Reabertura

Em agosto de 2023, a biblioteca de Tumiritinga foi reinaugurada, apresentando um novo acervo e um espaço totalmente revitalizado. Segundo Leila, essa mudança foi fundamental para atrair novos visitantes. “O novo acervo tem atraído a atenção dos leitores, e o novo espaço trouxe conforto e acolhimento, proporcionando um ambiente agradável de convivência,” comenta ela.

A transformação física do espaço, com áreas mais convidativas e bem organizadas, mudou a percepção que os moradores tinham da biblioteca. Isso não só incentivou a visitação regular, mas também levou os leitores a convidarem outros membros da comunidade para conhecerem o local.

Foto da biblioteca depois da revitalização

Ações e Parcerias

Atualmente, a biblioteca realiza diversas ações que enriquecem a experiência dos visitantes e fortalecem o vínculo com a comunidade. Entre as atividades destacadas por Leila estão:

  • Hora do Conto: Um momento dedicado às crianças, onde histórias são contadas de forma lúdica, incentivando a leitura desde cedo.
  • Noite Mineira: Eventos que celebram a cultura local com prosa, histórias e moda de viola.
  • Encontros de Terceira Idade: Realizados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), esses encontros, denominados “Vem Viver Melhor”, proporcionam atividades para idosos, promovendo bem-estar e integração social.

A biblioteca trabalha em parceria com diversas instituições para ampliar seu alcance e impacto. As principais parcerias incluem:

  • Escolas: Com um cronograma de visitas que atende diferentes faixas etárias, as escolas locais são fundamentais para incentivar a leitura entre os jovens.
  • EMATER: Através de reuniões que discutem temas relevantes para a comunidade.
  • Fundação Renova: Realizando seminários que abordam questões importantes para a sociedade.
  • CRAS: Além dos encontros de terceira idade, também promovem sessões de cinema, integrando atividades culturais ao projeto de convivência e fortalecimento de vínculos.
Foto da biblioteca no dia da reinauguração

Atraindo Novos Visitantes

Leila destaca que o novo acervo e o ambiente revitalizado foram cruciais para aumentar a frequência de visitantes. “Os leitores têm tido uma visão diferente da biblioteca e, além de visitarem, estão convidando outros visitantes,” ela ressalta. Essa nova dinâmica de acolhimento e conforto fez com que a biblioteca se tornasse um ponto de encontro agradável e atrativo para pessoas de todas as idades.

Conclusão

O Projeto Incentivo à Leitura provou ser um catalisador essencial para a revitalização da biblioteca pública de Tumiritinga. Com um espaço acolhedor, um acervo atualizado e uma série de atividades que envolvem a comunidade, a biblioteca se posiciona como um verdadeiro centro cultural e educacional. As parcerias e ações realizadas têm mostrado que, com esforço conjunto e uma visão clara de promoção da leitura, é possível transformar e revitalizar espaços importantes para a educação e cultura locais.

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leila Marcal da Silva - Tumiritinga MG
Leila Marcal da Silva - Tumiritinga MG
9 meses atrás

O QUE COMEÇOU COM UM SONHO, HOJE TORNOU-SE REALIDADE.
Quero expressar minha felicidade e satisfação a toda equipe da Renova e Sapion que acreditaram neste sonho.
Abraçamos o projeto” Incentivo a Leitura” e desempenhamos um excelente trabalho.
A vocês, deixo registrado os meus sinceros agradecimentos.

Ask ChatGPT
Set ChatGPT API key
Find your Secret API key in your ChatGPT User settings and paste it here to connect ChatGPT with your Tutor LMS website.