– Sofre de ansiedade? – Leia “Retrato de uma Senhora”, de Henry James.
– Sofre de apatia? – Leia “O destino bate à sua porta”, de James M. Cain!
– Tem medo da aposentadoria? – Leia “O enigma da chegada”, de V. S. Naipaul!
– Depressão? – Leia “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera!
– Perdeu a esperança na vida, no trabalho, no amor? – Leia “Ratos e homens”, de John Steinbeck.
– Já sei, você é hipocondríaco? Tá certo, então vá atrás do livro “O jardim secreto”, de Frances Hodgson Burnett.
– Hum… estamos viciados em internet, então precisamos ler “A cidade e as serras”, de Eça de Queirós.
– Gosta de fazer julgamentos, não é? Pois devore o livro “O leitor”, Bernhard Schlink.
– Ah, essa sou eu: sou muito ocupada, tenho muitos afazeres, não tenho tempo para nada. E agora, o que devo ler? – Simples, “Os trinta e nove degraus”, de John Buchan.
– Vaidade ao extremo? – Leia “E o vento levou”, de Margaret Mitchell
– Tem resistência a mudança? – Precisa ler “Jornada ao oeste”, de Wu Cheng’en
Tantas indicações literárias para tratar dores, medos, traumas e obsessões? Sim, a literatura como remédio!
Nesta interessante obra, intitulada Farmácia Literária, as autoras Ella Berthoud e Susan Elderkin, apresentam o resultado de uma pesquisa que fizeram em mais de 2.000 anos de produção literária, um verdadeiro mergulho na literatura mundial.
Para cada mal, uma prescrição, um remédio literário. E como é chamado isso? – Biblioterapia, Psicologia da leitura!
São mais de 400 livros para curar males diversos. Como bem definiu a escritora Rachel Joyce, é “brilhante, envolvente e instrutivo, Farmácia literária destina-se a qualquer pessoa que ame ler. É o tipo de livro que você compra para um amigo e acaba querendo ficar com ele”
A beleza é tudo aquilo que a gente não consegue ver sozinho
Quando ouvi falar do livro Farmácia literária, ao assistir uma live no “Observatório do Livro e Leitura”, coordenado por Galeno Amorim, fiquei igual uma criança quando quer um brinquedo: com olhos brilhantes e desejando muito iniciar a leitura. De imediato já fui comentar com meus colegas de trabalho sobre o seu fascinante conteúdo antes mesmo de começar a lê-lo. E com essa atitude, lembrei-me do querido Bartolomeu Campos de Queirós dizendo que a beleza é tudo aquilo que você não consegue ver sozinho e sente uma vontade louca de compartilhar.
A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte
Foi isso que fiz, fui em busca de colegas leitores e familiares para compartilhar o seu conteúdo. A compra foi feita em um sebo, através da internet, foram quase 15 dias de ansiosa espera. Se já tivesse o lido, iria procurar a indicação que as autoras fazem para o mal de ansiedade: “Retratos de uma Senhora”.
Mas, enfim, o livro chegou e já o devorei, sim, porque devoramos livros, afinal como diz Arnaldo Antunes, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”
Mas o que é biblioterapia?
Segundo a psicóloga americana Alice Bryan, que pesquisava sobre a interação da Psicologia com a Biblioteconomia, biblioterapia é a “prescrição de materiais de leitura que auxiliem a desenvolver maturidade e mantenham a saúde mental”.
O Quintal da Biblioterapia.
Para a também psicóloga, Cris Seixas, biblioterapia é “a utilização da literatura como veículo de cuidado, não somente do corpo-objeto, mas daquilo que anima o corpo, o sopro de vida, também chamado alma”. Por falar em Cris Seixas, ela organizou o livro “O Quintal da Biblioterapia”, que reúne testemunhos e experiências de 22 profissionais sobre aplicações dessa prática da leitura com função terapêutica. Ela também é autora dos livros “Biblioterapia: cais de sopros vitais”, e “Vivências em biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura”.
Ficam aqui essas dicas também de leitura. Em outo momento conversaremos sobre elas também.
Observatório do Livro e da Leitura
Para quem deseja se aprofundar mais na biblioterapia e começar a utilizá-la na sua vida pessoal e também na sua biblioteca, uma ótima dica é o Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação de direito privado que, desde 1999, tem como missão transformar vidas e impactar comunidades através do fomento à leitura. Para conhecer mais, aqui está o link de acesso ao site https://observatoriodolivro.org.br/. São cursos, palestras, lives, com profissionais de bibliotecas, professores, escritores, livreiros, enfim, muita coisa boa para aprendermos e fortalecermos nosso fazer diário em prol de um Brasil mais leitor.
Do mais, é pedir para quem puder, adquirir um exemplar de Farmácia literária, seja em sebo, plataformas digitais, livrarias ou bibliotecas e começar a se deliciar, ou melhor, se curar de muitos males. E o melhor, pode ainda prescrevê-lo para um amigo, familiar, vizinho ou quem mais esteja precisando de uma boa leitura, afinal temos um robusto cardápio, com mais de 400 livros para isso.
Boa medicação e boa leitura, afinal, “O sol é para todos”!
Por: Prof. Aline Carvalho
Maravilhoso muito aprendizado.