A literatura como terapia

– Sofre de ansiedade? – Leia “Retrato de uma Senhora”, de Henry James.

– Sofre de apatia? – Leia “O destino bate à sua porta”, de James M. Cain!

– Tem medo da aposentadoria? – Leia “O enigma da chegada”, de V. S. Naipaul!

– Depressão? – Leia “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera!

– Perdeu a esperança na vida, no trabalho, no amor? – Leia “Ratos e homens”, de John Steinbeck.

– Já sei, você é hipocondríaco? Tá certo, então vá atrás do livro “O jardim secreto”, de Frances Hodgson Burnett.

– Hum… estamos viciados em internet, então precisamos ler “A cidade e as serras”, de Eça de Queirós.

– Gosta de fazer julgamentos, não é? Pois devore o livro “O leitor”, Bernhard Schlink.

– Ah, essa sou eu: sou muito ocupada, tenho muitos afazeres, não tenho tempo para nada. E agora, o que devo ler? – Simples, “Os trinta e nove degraus”, de John Buchan.

– Vaidade ao extremo? – Leia “E o vento levou”, de Margaret Mitchell

– Tem resistência a mudança? – Precisa ler “Jornada ao oeste”, de Wu Cheng’en

Tantas indicações literárias para tratar dores, medos, traumas e obsessões? Sim, a literatura como remédio!

Nesta interessante obra, intitulada Farmácia Literária, as autoras Ella Berthoud e Susan Elderkin, apresentam o resultado de uma pesquisa que fizeram em mais de 2.000 anos de produção literária, um verdadeiro mergulho na literatura mundial.

Para cada mal, uma prescrição, um remédio literário. E como é chamado isso? – Biblioterapia, Psicologia da leitura!

São mais de 400 livros para curar males diversos. Como bem definiu a escritora Rachel Joyce, é “brilhante, envolvente e instrutivo, Farmácia literária destina-se a qualquer pessoa que ame ler. É o tipo de livro que você compra para um amigo e acaba querendo ficar com ele”

A beleza é tudo aquilo que a gente não consegue ver sozinho

Quando ouvi falar do livro Farmácia literária, ao assistir uma live no “Observatório do Livro e Leitura”, coordenado por Galeno Amorim, fiquei igual uma criança quando quer um brinquedo: com olhos brilhantes e desejando muito iniciar a leitura. De imediato já fui comentar com meus colegas de trabalho sobre o seu fascinante conteúdo antes mesmo de começar a lê-lo. E com essa atitude, lembrei-me do querido Bartolomeu Campos de Queirós dizendo que a beleza é tudo aquilo que você não consegue ver sozinho e sente uma vontade louca de compartilhar.

A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte

Foi isso que fiz, fui em busca de colegas leitores e familiares para compartilhar o seu conteúdo. A compra foi feita em um sebo, através da internet, foram quase 15 dias de ansiosa espera. Se já tivesse o lido, iria procurar a indicação que as autoras fazem para o mal de ansiedade: “Retratos de uma Senhora”.

Mas, enfim, o livro chegou e já o devorei, sim, porque devoramos livros, afinal como diz Arnaldo Antunes, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”

Mas o que é biblioterapia?

Segundo a psicóloga americana Alice Bryan, que pesquisava sobre a interação da Psicologia com a Biblioteconomia, biblioterapia é a “prescrição de materiais de leitura que auxiliem a desenvolver maturidade e mantenham a saúde mental”.

O Quintal da Biblioterapia.

Para a também psicóloga, Cris Seixas, biblioterapia é “a utilização da literatura como veículo de cuidado, não somente do corpo-objeto, mas daquilo que anima o corpo, o sopro de vida, também chamado alma”. Por falar em Cris Seixas, ela organizou o livro “O Quintal da Biblioterapia”, que reúne testemunhos e experiências de 22 profissionais sobre aplicações dessa prática da leitura com função terapêutica. Ela também é autora dos livros “Biblioterapia: cais de sopros vitais”, e “Vivências em biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura”.

Ficam aqui essas dicas também de leitura. Em outo momento conversaremos sobre elas também.

Observatório do Livro e da Leitura

Para quem deseja se aprofundar mais na biblioterapia e começar a utilizá-la na sua vida pessoal e também na sua biblioteca, uma ótima dica é o Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação de direito privado que, desde 1999, tem como missão transformar vidas e impactar comunidades através do fomento à leitura. Para conhecer mais, aqui está o link de acesso ao site https://observatoriodolivro.org.br/. São cursos, palestras, lives, com profissionais de bibliotecas, professores, escritores, livreiros, enfim, muita coisa boa para aprendermos e fortalecermos nosso fazer diário em prol de um Brasil mais leitor.

Do mais, é pedir para quem puder, adquirir um exemplar de Farmácia literária, seja em sebo, plataformas digitais, livrarias ou bibliotecas e começar a se deliciar, ou melhor, se curar de muitos males. E o melhor, pode ainda prescrevê-lo para um amigo, familiar, vizinho ou quem mais esteja precisando de uma boa leitura, afinal temos um robusto cardápio, com mais de 400 livros para isso.

Boa medicação e boa leitura, afinal, “O sol é para todos”!

Por: Prof. Aline Carvalho

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eliana de Souza Vieira - Pingo D agua MG
Eliana de Souza Vieira - Pingo D agua MG
1 ano atrás

Maravilhoso muito aprendizado.

Ask ChatGPT
Set ChatGPT API key
Find your Secret API key in your ChatGPT User settings and paste it here to connect ChatGPT with your Tutor LMS website.